Time de Trade Marketing: prepare-se para o Natal e arrebente nas vendas!

Quando o mês de outubro chega, já nos lembramos que estamos no fim do ano e que uma data muito importante para o trade está próxima: o Natal.

Afinal, datas comemorativas, sazonais, são sempre uma ótima oportunidade para alavancar as vendas.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a projeção de vendas calculada para o Natal deste ano estima que a data movimentará R$ 34,5 bilhões, o que representa um avanço de +2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Por isso, indústria e varejo devem aproveitar ao máximo essa oportunidade.

E o Trade Marketing tem um papel de extrema importância nesse processo: o de preparar as melhores estratégias, trabalhar fortemente a negociação nos PDVs e potencializar as ações em campo.

É necessário focar no sellout, investindo em ações de merchandising com uma exposição atraente e diferenciada, aplicando o gerenciamento de categoria de produtos e realizando ações promocionais com os shoppers.

E o ponto fundamental a ser trabalhado para que realmente se possa atingir os objetivos e alavancar as vendas é o de proporcionar a melhor experiência de compra para o shopper no ponto de venda.

A experiência de compra tem que ser memorável para que a decisão de compra seja feita naquele momento, naquela loja.

E para motivar o shopper, não tem segredo: é preciso auxiliá-lo em sua compra, oferecendo soluções rápidas e fáceis para suas necessidades.

Afinal, com a agilidade do e-commerce e dos serviços de conveniência e entrega, são necessárias novas maneiras para impactá-lo.

Vamos ver aqui algumas reflexões sobre o que o Trade deve considerar para preparar as ações de Natal.

1- Atenção à execução

Avaliando esse cenário de integração digital, comodidade e novos meios de compra, o reforço de marca assim como a exposição do produto são absolutamente relevantes.

É preciso se diferenciar para despertar o interesse do shopper na gôndola.

Executar o planograma corretamente fará toda a diferença nos resultados da ação.
E a execução com excelência do que foi planejado é fundamental para que a estratégia funcione.

2- Conheça o seu público e os canais de venda

Conhecer o público e conhecer os canais de venda são de suma importância.

É preciso definir o sortimento de cada PDV de acordo com o comportamento de compra naquele canal.

Esse é um dos principais pontos para se alcançar sucesso no sellout.

3- Monitore

Por fim, é muito importante acompanhar a equipe e medir as ações realizadas.

É preciso monitorar o volume de sell out, precificação, presença dos produtos, share, presença de pontos extras, rupturas e ações da concorrência.

Ter esse controle certamente proporcionará um overview do campo e permitirá ações corretivas mais rápidas e eficientes.

Uma ferramenta para acompanhar essas execuções em campo em tempo real pode ser bem útil para gerenciamento e análise de KPI’s.

Enfim, estas são algumas dicas para garantir o sucesso das ações sazonais.
No Natal, assim como em outras ações no PDV, o foco sempre será o shopper e a experiência de compra.

Se estiver planejando suas ações de Natal e procura uma agência com grande expertise em ações sazonais, entre em contato conosco.
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