QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROMOTOR NO PONTO DE VENDA

Em uma geração que prioriza o digital, e que através de um clique visita inúmeros sites e conhece diferentes marcas, tudo em questão de segundos – como se destacar?

Ao contratar um promotor de vendas é possível criar essa ponte entre o produto e o consumidor. É claro que, as funções desse profissional variam de acordo com a estratégia abordada e objetivos a serem alcançados.

É inegável a importância que o promotor possui para um bom resultado nas vendas, já que o seu trabalho tem como base defender o produto e o que a marca representa no ponto de venda. Eles realizam uma das principais funções do Trade Marketing.

Vale lembrar que a maior parte das decisões de compra ocorrem no PDV e o promotor sabe como criar uma boa exposição e visibilidade para que o produto esteja destacado em um ponto estratégico, facilitando assim, as compras por impulso.

Além disso, é importante saber também os tipos de promotores que existem no mercado, para que a contratação realmente supra a necessidade da empresa. São eles:

 

PROMOTOR EXCLUSIVO

É aquele que trabalha diretamente para a empresa, o que contribui para um conhecimento maior sobre o produto e tendências de mercado, bem como os valores da empresa e seus concorrentes.

Esse modelo de contratação pode ser muito vantajoso para as marcas que priorizam por um time integrado com coordenação própria, além de garantir um promotor focado em uma única marca, tendo seu espaço assegurado no PDV e defendendo da melhor forma possível os interesses do contratante.

 

PROMOTOR COMPARTILHADO

Já o promotor compartilhado visa atender mais de uma marca, sua supervisão é feita com mais constância, tanto de forma presencial, quanto online.

O promotor compartilhado é uma ótima opção para alavancar as vendas do seu produto ou serviço e fazer com que a sua marca realmente seja vista. Mesmo não trabalhando exclusivamente para uma única empresa, é a forma mais eficaz e econômica de trazer sucesso a marca.

Além disso, esse promotor possui funções como:

– Dar apoio aos vendedores, auxiliando nas negociações com o consumidor.

– Procurar pontos com maior destaque dentro do estabelecimento para montar o PDV.

– Fazer o controle de estoque das mercadorias do PDV, realizando a reposição de produtos sempre que necessário.

– Promover os produtos e solucionar dúvidas frequentes do consumidor.

 

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