Promotores Compartilhados ou Exclusivos?

Uma das grandes mudanças que tem ocorrido na área do trade marketing é o incremento da utilização de promotores de merchandising chamados de “Promotores Compartilhados”.

Promotores compartilhados são promotores que atendem mais de uma empresa, sem exclusividade e que promovem diversas marcas de produtos desses vários clientes. Eles podem estar fixos em uma loja ou ter um roteiro para atendimento. Se forem contratados para realização de roteiros, a escala desses promotores será compartilhada com outros contratantes, que deverão estar de acordo com ela.

Esse crescimento na procura pelos “compartilhados” tem ocorrido pela necessidade de redução de custos, por limitações de budget ou ainda, pelo fato de as empresas precisarem ampliar sua cobertura de atendimento às lojas sem um incremento no budget atual.

Mas fica a pergunta: qual modelo de contratação é o ideal para sua empresa?

Tanto o promotor compartilhado como o exclusivo, tem exatamente as mesmas funções, sendo a diferença apenas o modelo de atendimento: o exclusivo atua só com um cliente, já o compartilhado, com vários.

Os promotores têm como principais funções:  a reposição dos produtos, aplicação dos Planogramas, conquistar pontos extras de destaque dentro das lojas, positivar os materiais POS, controlar o estoque, fazer o FIFO, coletar informações e dados das lojas e ainda, por muitas vezes, ajudar a esclarecer dúvidas dos shoppers, entre outras.

A atuação com promotores exclusivos permite ao cliente:

– Estabelecer roteiro e a frequência de visitas dos promotores conforme sua necessidade, sem precisar abrir mão ou ter que negociar com as demais empresas que estão no projeto do compartilhamento.

– Capacitação da equipe – é de suma importância que o promotor conheça muito bem os produtos que ele está representando e é aqui a maior dificuldade que encontramos no modelo compartilhado: fica difícil para o promotor conhecer mais profundamente tantos produtos, de tantas marcas e clientes diferentes para fazer um trabalho com excelência no pdv.

-Maior acurácia na coleta de informações nos PDV’s pois mesmo utilizando um aplicativo, não se trata de tarefa simples quando o promotor tem que coletar informações de muitos clientes diferentes.

Já no modelo Compartilhado, a única vantagem é com relação aos custos mais baixos. O rateio dos custos dos promotores entre empresas, muitas vezes, é a única saída quando os clientes têm limitação de budget.

Porém, é bom lembrar que o compartilhamento tem algumas desvantagens se comparado ao modelo exclusivo.

Mas é possível um projeto de compartilhamento de promotores funcionar.

Primeiro, é importante que haja sinergia de lojas entre os clientes, o que, muitas vezes, não ocorre. E aí, fica bastante complicado gerenciar as visitas.

Outro ponto importante é que haja um controle exato de horas trabalhadas para cada cliente, para que o rateio de custos seja justo para todas as empresas que estão no projeto.

É fundamental que o promotor tenha acesso a um sistema de coleta de informações e o cliente possa acessar as informações em tempo real. Ou, possivelmente, as informações chegarão muito tempo depois do que deveriam, ou ainda, incompletas e incorretas.

A COMPART, a fim de garantir a excelência na execução e entregar os melhores resultados, além de oferecer um backoffice competente e um sistema proprietário  de gestão de informações das ações, está atuando com alguns modelos de compartilhamento e modelos alternativos e inovadores de atendimento exclusivo aos PDV’S: o de prestação de serviços e os “bike promotores”.  Nesses dois casos,  a contratação é exclusiva porém,  necessita de menores investimentos por loja.

Se interessou? Fale com a gente.

preparation tabulation is in fact rolex rolex replica undertaking requisites.

30% off automatic replica uhren.

what do they call someone who only has sex with sex doll?