Estoque virtual: 4 dicas para corrigir divergências e evitar a ruptura

Estoque virtual – O equilíbrio entre compra e venda de produtos é fundamental na gestão de um negócio. Negligenciar esse aspecto produz ruptura por falta de mercadorias, comprometimento do fluxo de caixa por aquisição de itens que demoram para ser vendidos ou a criação de um estoque virtual.

Mas o que é o estoque virtual? Como evitar divergências entre itens disponíveis para compra e a relação que consta no sistema? Como um promotor pode auxiliar nesse ajuste?

Nós ajudamos você a tirar essas e outras dúvidas no post de hoje. Acompanhe!

O que é estoque virtual?

Além do estoque físico que contém as mercadorias da loja, os sistemas de gestão apresentam uma relação dos itens que estão à disposição para compra. O grande problema é que muitas vezes ocorrem divergências e eles não são exatamente iguais. Essa situação configura a existência de um estoque virtual.

Isso significa que o software mostra que determinados produtos estão na prateleira ou no estoque, mas na verdade eles não estão lá, disponíveis para a compra. As razões para isso são diversas. Entre as principais, podemos citar:

  • furtos;
  • inventários imprecisos;
  • produtos estragados ou danificados;
  • problemas com a leitura do código de barras;
  • quando se trata do comércio varejista, mercadorias “degustadas” por clientes na loja;
  • no caso de grandes lojas e supermercados, a utilização de produtos por setores como padaria, confeitaria, entre outros.

Portanto, divergências entre o estoque virtual e o físico causam perda de oportunidades de negócios, ruptura, insatisfação dos clientes e até problemas contábeis. Por isso, é necessário adotar medidas para evitá-las.

Como evitar divergências no estoque virtual?

1. MONITORE AS CONDIÇÕES DE EXPOSIÇÃO DO PRODUTO

Uma das razões para controlar o estoque virtual é a perda de produtos que ficaram armazenados e não foram vendidos em tempo hábil. Se a mercadoria que consta no sistema não está em condições de comercialização, isso trará prejuízo ao estabelecimento.

Nesse aspecto, a presença do promotor no PDV pode ser muito útil. Ele pode verificar, por exemplo, se as mercadorias tem sido repostas com a velocidade ideal para um escoamento favorável ou se permanecem muito tempo no estoque.

Ao verificar as condições de exposição de mercadorias e promover a reposição das prateleiras em tempo hábil e de forma adequada, o promotor pode ajudar na solução desse problema.

Considerando a demanda pelo produto, ele também consegue estabelecer uma frequência ideal para reposição, aumentando as vendas. Além disso, com um bom relacionamento com a loja, ele consegue sinalizar os produtos que estão próximos da data de validade, permitindo ao comércio realizar ações promocionais que evitam a perda de mercadorias.

2. PROCURE IDENTIFICAR AS CAUSAS DA DIVERGÊNCIA

O estoque virtual pode acontecer também porque alguns produtos são furtados ou danificados antes da venda. Quando o promotor está presente e atento, ele ajuda a identificar esses problemas e a fazer as devidas correções.

Ao encontrar produtos danificados, ele pode comunicar o problema à loja ou indústria. Desde que tenha a autorização do PDV, o promotor pode ser um verdadeiro aliado e ajudar a fazer esses ajustes no sistema, reduzindo o estoque virtual e evitando a ruptura.

3. UTILIZE A TECNOLOGIA

tecnologia pode ajudar a monitorar o estoque virtual. Com um sistema apropriado, o promotor recebe essas informações e verifica a situação diretamente no PDV.

Esse procedimento torna a detecção de divergências muito simples e rápida. Com esses dados, o promotor consegue auxiliar os gestores, que podem adotar medidas para o ajuste do estoque e o abastecimento das mercadorias, proporcionando oportunidades de negócios.

4.  CONTE COM OS PROMOTORES

Outro aspecto importante para evitar ruptura e prejuízo é o trabalho de uma equipe de campo capacitada e alinhada às estratégias de marketing da empresa.

Além da verificação de produtos em estoque e reposição de itens que já mencionamos, eles podem propor um mix de produtos que acelera as vendas e minimiza perdas.

Controlar o estoque virtual é fundamental para minimizar perdas, garantir a oferta dos produtos e promover o aumento das vendas. Quer saber outras formas de evitar a ruptura de estoque e não perder negócios? Então corra no nosso blog e confira esse post!

preparation tabulation is in fact rolex rolex replica undertaking requisites.

30% off automatic replica uhren.

what do they call someone who only has sex with sex doll?