Como ter uma excelente gestão de equipe?

Um bom relacionamento entre um gestor e sua equipe é fundamental para que o trabalho em uma corporação seja desenvolvido com excelência.

O engajamento de um colaborador com seu gestor influencia (e muito) em como essa pessoa estará motivada a exercer seu trabalho.
Por isso, separamos algumas dicas para gestores novatos e para aqueles que desejam melhorar ainda mais suas habilidades na função de líder.
Confira a seguir:

Tenha conhecimento total da sua equipe
Cada colaborador possui seus pontos fortes e fracos. Então, é fundamental que você conheça sua equipe por completo. Dessa forma, você poderá atribuir tarefas específicas de acordo com as habilidades de cada um e elevar o desempenho do time como um todo.

Motive sua equipe
Para motivar seu time, descubra o que eles querem em suas vidas além do trabalho e entenda quais ações podem ajudá-los a atingir seus objetivos, de forma integrada.
Por exemplo: se um colaborador quer comprar um apartamento e morar sozinho, ajude-o a estabelecer metas de como juntar o dinheiro necessário para isso e mostre como sua evolução na empresa pode ajudá-lo nessa questão.

Além disso, você também pode usar algumas técnicas de motivação, como a chamada ‘Gestão à Vista’. Nesse caso, deve-se ter um quadro ou espaço onde ficam expostos os indicadores de desempenho da equipe e quanto falta para atingir as metas.

Outra opção, é que o próprio time elabore suas metas, a chamada autogestão de equipes. Quando definimos onde queremos chegar, somos muito mais engajados.

Além desses pontos, também pode se pensar em ter um objeto, um troféu ou mesmo uma mascote do time, que possa servir como um prêmio passado semanalmente para a mesa do colaborador que está com o melhor desempenho, para que todos saibam quem está fazendo um ótimo trabalho.
Esse tipo de reconhecimento lúdico funciona muito bem.

Saiba delegar e tenha confiança em seu time
Você não precisa se envolver em cada detalhe dos projetos e atividades que comanda.
Se todos estiverem bem alinhados com os objetivos a serem alcançados e bem preparados para exercer suas funções, os resultados serão alcançados.
Além disso, ter fé no trabalho da sua equipe é fundamental. A confiança faz com que as habilidades e talentos apareçam.

Estimule a participação
Essa postura dará abertura para que os colaboradores sugiram ideias inovadoras, trazendo mais agilidade na resolução de problemas que talvez você não consiga enfrentar sozinho. Para engajar ainda mais, premie as melhores ideias com um vale-presente ou um convite para um almoço especial. Isso poderá estimular a criatividade do time.

Aposte nos feedbacks
Você deve ser franco, transparente e justo com os seus funcionários.
Chame-os individualmente com frequência para mostrar o que você está pensando sobre o trabalho desenvolvido até ali.
Elogie o desempenho satisfatório e mostre os pontos que ainda devem ser melhorados, sendo sempre uma conversa de forma humanizada.

Seja sincero e direto na comunicação
Um grande gestor não esconde as más notícias ou evita os fatos. Ele respeita seus funcionários o suficiente para falar a verdade, mesmo que não seja a coisa mais agradável de se ouvir na manhã de segunda-feira.

Excelentes gestores inspiram sua equipe sendo autênticos, diretos e honestos. Trabalhar a confiança entre todos incentiva uma cultura aberta que é boa para os negócios, ou seja, as empresas cuja cultura incentiva a comunicação aberta conseguem crescer ainda mais.

Comemore as conquistas
Se a sua equipe alcançou uma meta ou solucionou aquele problema que parecia impossível, é preciso celebrar.
Pode ser um café da manhã ou happy hour ou mesmo um elogio formal, com cópia para toda a empresa.
São maneiras eficazes de agradecer o esforço do seu time.
Assim, eles se sentirão valorizados pelo trabalho bem feito e estarão motivados a melhorar cada vez mais.

“Um líder leva pessoas para onde elas querem ir. Um grande líder leva pessoas aos lugares em que elas não necessariamente querem ir, mas deveriam ir.” – Rosalynn Carter, ex-primeira-dama americana.

 

 

Fontes: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/7-dicas-para-fazer-uma-boa-gestao-de-pessoas/71805

Como ser um bom gestor de pessoas: conheça os 3 passos para alcançar esse objetivo