Como se adaptar a uma nova oportunidade de trabalho?

Quando alguém conquista uma nova oportunidade profissional, deve chegar à empresa mostrando que está pronto para se adequar a esta novidade.
Atualmente, o profissional que se adapta rápido é mais valorizado no mercado de trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hays, em parceria com o Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, é visto que para 22,6% das empresas a capacidade de adaptação é a mais valorizada dentre as qualidades requeridas.
O levantamento que foi feito com 700 empresas, em tempos de crise, mostra que saber se adaptar vale muito, sendo a principal habilidade procurada por 46,6% das empresas.

Além do mais, dizem que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?! Isso pode não ser totalmente verdade, mas se portar adequadamente e mostrar resultados de qualidade nos primeiros dias pode se tornar um diferencial no início da sua trajetória dentro da nova empresa. Por isso, separamos algumas dicas muito importantes para ajudar aqueles que estão passando por essa transição, confira a seguir:

Chegue com antecedência
Chegue 15 minutos antes nos primeiros dias de trabalho para mostrar sua dedicação e compromisso com a empresa. Além disso, você ganhará um tempo extra para arrumar suas coisas e se apresentar para a equipe.

Faça uma pesquisa sobre a empresa
É necessário entender profundamente como funciona a rotina de trabalho e a cultura da organização onde irá trabalhar.
Tente descobrir sobre vestimenta dos funcionários, quem será seu líder, quais as principais políticas da empresa etc. Ter essas informações importantes sobre a empresa, fará com que se sinta mais seguro e mais bem preparado para se adaptar à nova realidade.

Tenha iniciativa
Ficar esperando a integração da empresa acontecer para conhecer o ambiente, as pessoas e a empresa em si, é um grande erro. Por isso, vá atrás de se apresentar para os colegas de trabalho e busque saber quem está designado a passar as informações iniciais sobre sua função para que não haja tempo perdido.

Conheça outros departamentos
Estabelecer um bom relacionamento com todos é essencial durante o período de integração. Por isso, reservar um tempo para visitar os diferentes departamentos da empresa é uma boa ideia.
Mas é preciso saber o momento certo para fazer isso para não ser considerado intrusivo, pois se a empresa tiver uma cultura mais formal é melhor esperar ser apresentado para só então começar a estabelecer alianças.

Tenha seu superior como mentor
Seu chefe será seu melhor mentor de carreira neste início na empresa. Ficar alinhado com ele é um passo importante para manter suas atribuições claras, evitar cobranças desnecessárias e mal-entendidos.
Pedir feedbacks para ter uma noção de como está sendo seu desenvolvimento na empresa é um bom começo.
Além do chefe, os colegas de trabalho também podem ajudar com as orientações, é necessário dizer que podem se sentir à vontade em dizer se você está fazendo algo errado, pois este tipo de feedback também é muito importante.

Seja autêntico
Pode levar tempo para você se integrar com a nova cultura de empresa. Assim, durante as primeiras semanas, você pode pensar que deve mudar sua personalidade para se encaixar. Mas pense bem: você foi contratado com base em quem você é e ser autêntico irá construir confiança e credibilidade, permitindo que você estabeleça relações genuínas.

Seguindo estas dicas e sendo totalmente transparente, você se sairá muito bem na adaptação desta nova oportunidade.
E nunca se esqueça, se você conseguiu conquistá-la, é porque tem capacidade para exercer a função e fazer um trabalho bem feito.
A Compart deseja sorte e sucesso nessa nova etapa!

 

 

Fontes: https://exame.abril.com.br/carreira/dicas-para-se-adaptar-mais-rapido-ao-novo-emprego/

Saiba como se adaptar ao novo emprego da melhor forma