Como alavancar as vendas com ações de trade marketing?

As ações de trade marketing têm mostrado resultados bastante significativos no sentido de atender os desejos dos potenciais clientes, inclusive, ajudando-os a terem experiências positivas com marca — o que os tornam também seus defensores.

Mas como esse trabalho acontece? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe a leitura!

As ações de trade marketing e o aumento das vendas

Dentre as ações de trade marketing, está o posicionamento dos produtos nos pontos de vendas (PDV), bem como a visibilidade desse produto diante do consumidor. É um trabalho de conquista, de manter o produto atrativo e despertar o interesse de compra, estimulando a decisão final.

As ações de trade estão relacionadas às estratégias de marketing, assim, é fundamental que haja um profundo conhecimento do mercado, do consumidor e do portfólio de produtos; além de criatividade.

Estruturação das possibilidades de ação

Para desenvolver um trade marketing eficiente que alavanque as vendas, é preciso estruturar quais são as possibilidades de ação observando os seguintes pontos: objetivos; equipe disponível; orçamento; análise de mercado e concorrentes.

A partir dessas informações, é possível determinar quais as possibilidades de ação e quais resultados podem ser esperados de cada uma delas.

Conhecimento do público

Saber para quem as ações são destinadas também é essencial para conseguir converter ações em vendas. Estratégias como pesquisas, enquetes e cliente oculto são desenvolvidas com esse propósito.

Quando você conhece os gostos, as preferências e o modo como o seu potencial consumidorpensa no momento de decidir a compra, as chances de suas ações de trade marketing serem certeiras são maiores.

Nem sempre ocupar o maior espaço numa vitrine poderá lhe render mais vendas. É a forma de se posicionar diante dos olhos do consumidor que realmente importa.

Tecnologia a favor do processo

Use a tecnologia nas suas ações de trade marketing. Que tal colocar um tablet nas mãos da equipe de promotores para registrarem e passarem de forma instantânea informações que são importantes para o desenvolvimento do processo das ações?!

Controles de estoque, potencial de vendedores, fluxo de vendas, entre outras informações, podem ser inseridas em programas próprios para melhorar o desenvolvimento do trabalho e otimizar custos.

Desenvolva análises diárias e conte com a tecnologia para indicar marcadores, métricas, metas e falhas. Exporte relatórios e os use para analisar e desenvolver as próximas ações baseado em dados reais.

Seleção é fundamental para alavancar as vendas

Para garantir que as vendas cresçam, é preciso desenvolver o que chamamos de ranking das ações. Uma dica é colocar uma avaliação, pode ser em sistema de pontos, nas ações desenvolvidas. Assim, as que tiverem pontuações mais baixas são excluídas do processo ou revisadas no que pode ser melhorado.

Muitas vezes, uma ação não dá o resultado esperado, mas é porque não foi aplicada ao público certo ou ao local ideal. Estudar onde o PDV se localiza também é importante quando for planejar o desenvolvimento das ações.

As ações de trade marketing são indispensáveis para aumentar as vendas da sua empresa, no entanto, é preciso analisar bem o mercado e o público para obter resultados satisfatórios no PDV. Veja o que outras pessoas têm a dizer sobre esse assunto e compartilhe o post em suas redes sociais!