Calculando o ROI das ações de Trade Marketing

Calculando o ROI – Toda vez que uma empresa realiza ações de trade marketing, ela espera um resultado positivo, porém, muitas não sabem como calculá-lo. Isso inviabiliza a comprovação de resultados, afeta a eficiência do departamento de marketing e abre espaço para que as empresas reduzam a verba para o setor.

Mas fique calmo! Calcular o Retorno sobre o investimento — ROI (em inglês, Return On Investiment) é algo simples e, neste post, mostraremos a você a importância de calculá-lo e como fazê-lo. Vamos lá?

O que é ROI?

Como já dissemos, o ROI é o retorno sobre o investimento realizado em uma determinada ação, seja ela de trade marketing ou mesmo de campanhas completas. Por meio dele, é possível calcular qual foi o retorno financeiro obtido, além de avaliar se cabe aumentar, reajustar ou, até mesmo, cortar o investimento.

Com os resultados do ROI em mãos, pode-se avaliar se a estratégia utilizada está adequada e, caso não esteja, realizar ajustes para corrigir possíveis falhas nas ações de trade marketing ou campanhas.

Para que serve o ROI?

Falar que o ROI pode ser utilizado apenas para comprovar a eficiência de uma determinada ação de trade marketing é um grande erro, pois o resultado que o cálculo proporciona à empresa deve ser utilizado para planejar novas ações de marketing e de merchandising.

Por meio da aplicação contínua do ROI, o departamento de marketing terá um histórico apontando quais são os canais que trazem mais resultados, quais não são efetivos e, ainda, apontar os canais que possuem sazonalidade. Ao se basear em números para tomar as decisões, as chances de suas ações serem um sucesso são maiores.

Como calcular o ROI?

Apesar de não possuir uma regra específica de execução devido às especificidades de cada empresa, existe uma fórmula base simples, em que você pega os ganhos gerados por uma determinada ação, subtrai todos os investimentos e divide este resultado pelo valor do investimento. Veja o exemplo abaixo:

Uma loja investiu R$ 2 mil em uma ação de trade marketing e ela trouxe um retorno de R$ 5 mil, então:

ROI = (ganhos – investimento) / investimento

ROI = (5.000 – 2.000) / 2.000

ROI = 3.000 / 2.000

ROI = 1,5

Podemos observar que, a cada R$ 1 investido, a empresa teve um retorno de R$ 1,50. Caso queira este resultado em porcentagem, você precisa pegar o resultado do ROI e multiplicar por 100:

ROI = 1,5 x 100

ROI = 150%

É muito importante ter em mente que, ao realizar ações de trade marketing, a mensuração de resultados deve ser realizada periodicamente durante o decorrer do processo. Nunca deixe para mensurar os resultados e calcular o ROI somente ao final da ação, pois, caso você encontre algum problema ou perceba que os resultados não estão satisfatórios, você poderá corrigir e evitar grandes prejuízos.

Agora que você já sabe como calcular o retorno sobre o investimento de suas ações de trade marketing, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a encontrarem o caminho para o sucesso?