Black Friday: cuidados e acertos

Black Friday é uma campanha de marketing sazonal internacional que nasceu nos Estados Unidos e acontece na sexta-feira seguinte a Ação de Graças. No Brasil, ele chegou em 2010.

As campanhas geram grande visibilidade e empresas de diversos ramos e portes buscam uma oportunidade de faturar em grande escala nessa época do ano, mas é preciso ter alguns cuidados.

É importante estar atento ao estoque dos produtos em promoção para atender a demanda que virá, já que a ruptura precoce gera risco uma sensação negativa ao cliente. É importante analisar com antecedência todas as possibilidades e pesquisar qual será a real compensação por trás da participação na campanha. Não se esqueça de estudar o seu shopper, oferecer treinamentos direcionados a equipe de vendas, avaliar a necessidade de aumentar o número de promotores nos PDVs, verificar o estoque dos produtos em promoção para conseguir atender elevada deste dia.

A Compart em conjunto com a B.Blend, por exemplo,  organizou, com dois meses de antecedência, uma campanha para Black Friday . A ação contava  com a contratação de 18 promotoras para os PDVs, treinamento especializado e mensagens motivacionais. A preparação antecipada era muito importante, já que os produtos da B.Blend ganhariam ainda mais atenção por experiência sensorial nas lojas e diferenciaria a venda online.

Empresas que no período oferecem descontos invisíveis e tentam ludibriar os clientes acabam deixando uma péssima imagem junto aos consumidores. É frequente o aumento dos preços antes da Black Friday e voltarem ao preço original com “cara” de desconto. “É a chamada Black Fraude” explica Felipe , gestor de núcleo Compart.

A Black Friday moveu 1,9 bilhões de reais em 2016, 5% a mais que em 2015. Uma pesquisa feita pela Google constatou que, em 2017, a movimentação será de 2,2 bilhões de reais em vendas online. Quanto a análise de vendas anteriores, a pesquisa constatou que 71% de brasileiros já compraram com os descontos oferecidos pela campanha e este ano 68% pretendem aproveitar. Quanto ao tráfego online é esperado que o número de usuários entre a sexta, à noite, dia 24 e o sábado, de manhã, no dia 25, seja de quatro a cinco vezes maior que o usual, revelou uma pesquisa feita pela Trustvox.

Para aproveitar o período e garantir o incremento de sell out  para seus clientesa Compart busca  planejar as ações , visando um atendimento personalizado e um cuidado na preparação das campanhas de acordo com a necessidade de cada cliente. Para o PDV é importante investir em treinamento para os promotores, além de escolher o perfil certo para cada ação. A junção da expertise da Compart em vendas e merchandising aos excelentes produtos dos seus clientes,  gera  sempre retornos muito positivos na Black Friday.