Ativação de marca em festivais: sim ou com certeza?

Você sabia que o brasileiro frequenta uma média de 4 shows ao ano? E que busca não apenas a música, mas também experiências únicas?

A cada ano grandes  festivais musicais como o  Lollapalooza e Rock In Rio,  tem ganhado maior destaque na mídia e vem aumentando muito o seu público.

O número de patrocinadores dos festivais cresce vertiginosamente e isso se deu porque as marcas entenderam que conseguem se comunicar de forma efetiva e criativa com seu target em função do clima propício, já que o público dos festivais está mais aberto a novas experiências.

O fato é que os festivais acabaram se tornando uma enorme vitrine para as marcas no Brasil e no resto do mundo.

É verdade que o público jovem é parte dominante desses eventos: a Geração Y, também chamada de Millenials.

E essa geração tem algumas características interessantes: ligadas à internet, facilidade em se adaptar às novas tecnologias e a busca por experiências únicas e individuais.

Um estudo da Nielsen descobriu que as marcas que patrocinam eventos musicais atingem em cheio ao público que frequenta esses eventos: 76% dos participantes dos festivais dizem que preferem consumir as marcas que patrocinam esses eventos.

Enfim, os festivais de música são perfeitos para o chamado Marketing de Experiência.

As marcas têm investido em ideias inovadoras, como intervenções artísticas, atrações tecnológicas e até mesmo brinquedos radicais para ativar suas marcas e assim, proporcionar experiências inesquecíveis.

Importante lembrar que é preciso chamar a atenção, engajar o público durante a ação, tornar o participante o protagonista da atividade, gerando assim, o devido valor à marca que se procura atingir. Lembrando que Millenials são bem engajados e que grande parte deles preferem marcas que representam uma causa, portanto, ter ou apoiar uma causa através da sua ativação pode ser um diferencial.

Mas antes realizar uma ativação dentro de um evento, é preciso de um bom planejamento: conhecer bem seu público, pesquisar as tendências e encontrar um parceiro capaz de executar a ação com excelência.

Se tiver interesse em ativar sua marca no próximo festival, fale com a gente.