9 razões para terceirizar o trade marketing da empresa

Terceirizar o trade marketing – É comum que as empresas terceirizem várias áreas de seus negócios: contabilidade, atendimento ao cliente, RH etc. Por isso, não surpreende que terceirizar o trade marketing seja uma escolha atraente.

Na verdade, há uma percepção crescente de que terceirizar o trade marketing pode melhorar o posicionamento no mercado de uma empresa. Ter acesso a uma equipe profissional de alto nível, remover o peso de hospedar todo um novo departamento interno e a possibilidade de recorrer a múltiplas estratégias concentradas em uma única fonte: tudo isso agrega valor considerável para um negócio.

Trabalhar em parceria com uma agência qualificada em trade marketing pode gerar excelentes resultados. Terceirizar o trade marketing é uma tendência que veio para ficar. Entre as muitas razões para isso, podemos citar:

1. Mudanças nas atribuições de trade marketing

Devido às transformações ocasionadas pelo advento das novas tecnologias digitais, as funções de marketing estão mudando mais rapidamente do que nunca. O que torna difícil para as equipes internas acompanharem todas as alterações do mercado e do ambiente de negócios.

2. A integração das diferentes aplicações requer múltiplos conjuntos de habilidades

Você pode se beneficiar dos serviços de uma agência especializada em trade marketing e soluções de TI para elaborar estratégias de marketing e orientar suas implementações. Áreas como a de marketing digital, para serem bem executadas, requerem a conjunção de esforços de especialistas.

Entre estes profissionais, podemos contar com web designers, desenvolvedores de conteúdo e copywriters, designers gráficos e de vídeos. Além disso, você pode precisar de especialistas em mídias sociais, automação, otimização e conversão de marketing, estratégias em SEO, displays digitais, e-mail marketing etc.

As estratégias digitais são apenas parte da equação do trade marketing. Para soluções que requeiram um toque humanizado, faz-se necessária a organização de conferências e feiras, bem como as áreas de vendas e telemarketing.

Os talentos internos podem não oferecer todas as habilidades e conhecimentos necessários. Isto, todavia, não significa que você deve reformular suas estratégias para refletir suas capacidades internas. Neste caso, o oposto é o verdadeiro: o interessante é desenvolver estratégias de marketing com potencial de produzir o maior crescimento possível e, em seguida, determinar como efetivá-los, aliando serviços especializados aos recursos internos.

3. Novas requisições em tecnologia

Gerentes de sucesso estão aproveitando as vantagens de terceirizar o trade marketing para realizar campanhas personalizadas. Como os recursos para investir em tecnologia, mais do que todos, não podem ser desperdiçados, terceirizar ações que requerem seu uso intensivo definitivamente é uma boa ideia.

4. Melhores práticas à disposição ao terceirizar o trade marketing

Para o melhor posicionamento possível, você precisa adotar as melhores práticas. O que pode ser bem complicado, pois elas estão sempre mudando. Contar com uma empresa especializada em fazer exatamente aquilo que você precisa pode resolver esse problema.

Encontre uma agência que possua experiência em implementar soluções B2B e que saiba o que funciona melhor em uma variedade de situações. Do contrário, você terá que ir construindo sozinho sua própria experiência através de tentativa e erro: neste caso, a curva de aprendizagem certamente retardará seu ritmo de crescimento.

Além disso, não poderá se beneficiar da experiência adquirida ao trabalhar com os especialistas e das novas perspectivas que trariam para seu negócio. Por exemplo, deixaria de poder usar esta interação como um método para ensinar aos seus colaboradores diferentes competências de mercado.

5. Otimização de custos

Há muito tempo, se pensava que realizar todo o trabalho in-house seria mais barato do que optar pela terceirização. Atualmente, essa visão caiu por terra: as excelentes taxas de ROI, além da economia advinda por não necessitarem gastar com recrutamento, contratação, treinamento, escritórios etc., fizeram com que os empreendedores mudassem radicalmente de ideia.

Em outras palavras, os custos são sempre otimizados quando, a partir do investimento, sua empresa tem o maior retorno possível, evitando o desperdício de recursos em funções que não fazem parte do seu core business.

6. Conquista de novos territórios geográficos

Trade marketing não é limitado a fronteiras geográficas. Mas o know-how de sua empresa pode ser. Se você atua na região sudeste do país e quer se expandir para o nordeste ou mesmo para o exterior, por exemplo, deverá estabelecer parceria com uma empresa familiarizada com a realidade local.

Isso não quer dizer que precise contratar uma agência situada nessa região, mas sim uma que reúna as qualidades necessárias para auxiliar na expansão sem demasiado investimento de tempo e recursos.

7. Teste de novas estratégias

A cada dia surgem novas estratégias de trade marketing que devem ser consideradas: vendas sociais, marketing de influência direcionado a dispositivos móveis, visual marketing, microssegmentação, etc. Para que você possa testar uma ou mais dessas novas estratégias sem precisar realizar profundas preparações internas, a solução é terceirizar.

Agências que oferecem serviços em trade marketing já fizeram essas tarefas antes — muitas vezes. Elas têm acesso a equipes que estão na vanguarda das mais eficientes metodologias e, por terem trabalhado com diversos negócios ao longo do tempo, desenvolveram práticas otimizadas — as mesmas que poderão beneficiar quem as contrata.

8. Foco mantido

Provavelmente, uma das melhores razões para terceirizar o trade marketing de sua empresa é ajudar a manter o foco do seu negócio. Isso significa: concentre-se em fazer o que você faz de melhor.

Cada negócio é limitado pelo tempo e pela atenção que nele pode ser dispendido. Delegar tarefas específicas a terceiros pode ajudar sua empresa a permanecer focada, enquanto tem à mão uma equipe de especialistas para lidar com as grandes e pequenas atribuições em trade marketing.

Felizmente, está mais fácil do que nunca fazer isso hoje em dia. A internet colocou o mundo na ponta de nossos dedos, tornando simples encontrar e avaliar as capacidades das empresas. Além disso, uma vez contratada, a tecnologia possibilita comunicações perfeitas, esteja a agência escolhida do outro lado da rua ou a quilômetros de distância.

9. Diminuição de riscos

Ineficiências operacionais, tais como atritos, mudanças repentinas de prioridade e falta de habilidades específicas, impactam negativamente nos resultados finais. Para não mencionar os custos envolvidos em treinamento, retenção de talentos e sobrecarga de trabalho sobre colaboradores internos.

Terceirizar o trade marketing para uma agência experiente e confiável reduz estes riscos e garante uma vantagem competitiva sobre os concorrentes que atuam na área de forma pouco profissional.

Compart, por exemplo, é uma agência experiente especializada em trade marketing, merchandising e soluções de tecnologia da informação. Há mais de vinte anos no mercado, oferece serviços nas áreas de Outsourcing, Recursos Humanos, Multimarcas, Sistemas, Business Intelligence e Portfólio. Além disso, foi a primeira agência do segmento a receber o certificado ISO 9001:2008.

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