Sazonalidade em período de Copa do Mundo

Quando o assunto é Copa do Mundo não tem como não pensar em sazonalidade. A abordagem sazonal, dentro do trade, utilizada no momento certo, tem grande potencial de vendas e principalmente para falar de produtos que só são produzidos em épocas específicas do ano.

É preciso pesquisar com cautela as necessidades do shopper e qual a época para promover uma campanhas e ações promocionais. Basta estar atento no interesse do público e de que maneira ele se manifesta, é nesse momento que a equipe de trade deve apostar.

A análise deve ser feita com antecedência, permitindo que a indústria perceba os pontos fortes e fracos, porém, ainda há tempo para um planejamento, para colocar em prática tudo aquilo que foi pensado para alavancar sua marca.

Todos querem aproveitar este grande evento, e para potencializar seus resultados, será necessário ser diferente, sair do comum. É claro que depende muito do tipo de varejo de que estamos falando, da categoria em questão e dos apelos que ela ira trazer ao shopper. No entanto, com uma equipe de trade marketing eficiente, com gestão integrada e soluções criativas as portas irão se abrir com mais facilidade. O foco é procurar criar algo que possa envolver a todos, empresas, famílias, amigos e todos grandes influenciadores potenciais no processo de decisão de compra durante uma Copa do Mundo. 

Por fim, e cada vez mais, em qualquer ativação de sazonalidade, seja ela de maior ou menor impacto, procure sempre fugir do comum e trazer inovação. É assim que você irá se diferenciar de sua concorrência e atrair o shopper no PDV no momento da decisão de compra.

A importância da degustação no PDV

A experiência sensorial, na maioria das vezes, ultrapassa a experiência visual, principalmente quando a indústria é alimentícia. Vale muito mais levar um produto que você está habituado ao sabor que escolher, as cegas, algo novo e por isso a degustação é uma peça chave para influenciar o sell out no PDV.

A degustação, como o nome já sugere, é você permitir que o shopper experimente o produto vendido. É difícil as pessoas trocarem, por exemplo, a marca de café que elas estão acostumadas a comprar, por isso, a experiência é importante no convencimento do shopper a conhecer um novo produto. Sendo assim, a experiência sensorial junto de uma excelente comunicação é capaz de convencer e garantir um novo cliente para seu café.

O marketing também é imprescindível para chamar atenção dos shoppers. Apostar em balcões, adesivos, faixas de gôndolas, banner promocional, fita cross e móbiles, pode ser a combinação perfeita para garantir o aumento de vendas e o reconhecimento da marca. É comprovado que a degustação e a comunicação no PDV aumentam o sell out em 20%.

A Compart trabalha com a contratação e treinamento de promotoras que consiste em técnicas de abordagens e venda, além do conhecimento prévio a marca, o diferencial do produto. Nossa expertise em vendas e ampla estrutura operacional, backoffice com experiência de mercado e capacidade apurada de análise crítica, nos permite operacionalizar ações em núcleos, adequados ao perfil do cliente.

Promoção de eventos e qualidade de execução

A Compart atende um perfil variado no interesse de eventos corporativos e conta com uma equipe especializada na definição desses projetos, para garantir que as particularidades dessas novas oportunidades de negócios, sejam alcançadas.

A qualidade na execução define-se através de um bom direcionamento nas táticas das ações, dentro de um planejamento bem definido, avaliação da concorrência, análise de mercado, apresentando bons insights junto ao cliente, visando sempre o crescimento da marca.

Com base nessas diretrizes, as ações práticas possuem objetivos definidos, que serão divididos em tarefas, para garantir a concretização dessas atividades no setor. Nossos eventos são executados para clientes que gostam de ver resultados rápidos, pois contam com uma equipe detalhista, na qual possuem facilidade para organizar cronogramas e conhecimento nas previsões de orçamento, dentro do prazo planejado.

A convenção anual de vendas do Super Time de promotores de um de nossos clientes, teve sua última edição em junho de 2017 no Hotel Atibaia Recidence. Criamos a conceitualização temática do evento e ambientação/cenografia de todas as salas, contração de banda e produção de brindes. Convidamos o palhaço e improvisador Márcio Ballas, conhecido por apresentar o programa Tudo é improviso, para ministrar um workshop sobre criatividade e improviso. E finalizamos o evento com uma grande confraternização: uma festa junina! Todoa essa logística de produção foi planejada e desenvolvida por nossa equipe de eventos.

A Compart organiza, contrata e divulga as ações do início até o fim, sendo direcionada para cada setor ou profissional. É imprescindível o cumprimento do briefing e o acompanhamento do cliente junto à organização. Dentre as inúmeras vantagens da produção de eventos estão, o fortalecimento de relações, estreitar vínculos, momentos de harmonia e descontração, aumento de sell out, captação de novos shoppers e colaboradores satisfeitos.

O Papel do Promotor no PDV

Muitas pessoas escutam falar do promotor de vendas, mas poucas pessoas entendem o que eles fazem, qual o seu real papel no ponto de venda. Eles são profissionais extremamente importantes para a decisão de compra e organização de lojas. O sell out depende, em grande parte, de um trabalho bem feito do promotor, já que ele é quem acompanha a relação do shopper com o produto.

As atividades são diversas, desde organizar gôndolas, degustação, pesquisas até o acompanhamento das rupturas, evitando que as lojas fiquem sem o produto em estoque perdendo oportunidades de venda. É imprescindível para executar as ações desenvolvidas pelo Trade Marketing e por isso os promotores precisam estar alinhados com a equipe de trade, evitando gargalos.

Mais de 70% das decisões de vendas vem dos PDVs. Essa porcentagem é capaz de demonstrar quanto os promotores são importantes para o sell out, fidelizando clientes, demonstrando produtos, mostrando a utilização e aproximando a empresa do shopper.

Ferramentas como o Comptrade, aplicativo criado pela Compart, são essenciais para acompanhar o trabalho no PDV, produzir métricas e permitir o reconhecimento do trabalho executado. Criamos um programa de incentivo que oferece prêmios e bonificações para os promotores que alcançam os melhores números e excelência nos mercados e lojas.

A importância do promotor para o trade está, principalmente, atrelado a comunicação direta com o consumidor. Devido a essa proximidade, ele se torna um mecanismo direto de medição da satisfação, tanto do produto quanto a aceitação. Deixando nítido que sem eles a indústria teria grandes dificuldades de entender as necessidades dos clientes. E é por isso, a Compart aposta na valorização dos promotores.

5 dicas para viver bem no ambiente de trabalho

Os colaboradores passam muitas horas dentro do local de trabalho, o que pode causar grande estresse, mas há muitas atividades que podem amenizar o desconforto e tornar os dias melhores. Tomadas de decisões simples podem mudar completamente o dia dos funcionários e isso é primordial para a saúde de todos e para o bom funcionamento da empresa.

O equilíbrio entre o bem estar e a produtividade do colaborador foi a base para diversas iniciativas tomadas aqui na Compart, que vão desde a lembraça de manter ue v a lembrança de manter o local de trabalho organizado a parcerias com instituiçmpart que v a lembrança de manter o local de trabalho organizado até a parcerias com instituições de ensino e academias.

Mantenha a organização

Um ambiente organizado de trabalho diminui a falta de atenção e pode deixar o colaborador mais relaxado. A desordem pode gerar atrasos e perdas, o que afetará diretamente o humor, prejudicando a saúde a longo prazo. Neste ano, nós organizamos um dia de desapego, para que os colaboradores limpassem seus locais de trabalho e pudesse desapegar do que estava sobrando.

Faça o que gosta

É importante o colaborador atuar na área que gosta, isso é muito prazeroso, faz com que as atividades deixem de ser árduas e se tornem diversão. Buscar manter sintonia entre colaborador e empresa é primordial para manter o ambiente harmônico e agradável para trabalhar. Pensando nisso, a Compart está aberta para oferecer realocação para seus colaboradores, buscando o bem-estar e satisfação.

Relaxe

Procure um ambiente calmo e sem ruídos, alongue, beba água regularmente e fique atento a ergonomia. Todas essas ações podem trazer mais tranquilidade e, consequentemente, evitar dores e desconfortos. Semanalmente oferecemos uma massagem para nossos funcionários. O web developer, Bruno Maranesi, de 27 anos, contou que acha os minutos da massagem essencial para aliviar o estresse.

Faça exercícios

Falar em atividades físicas pode parecer clichê, mas elas realmente trazem benefícios ao dia a dia como disposição, diminuição do estresse, aumento da produtividade e redução de falhas. A liberação de hormônios contribui para uma semana mais leve e ativa, além de aumentar a produtividade. Clauriene Cavalcanti, nossa produtora de eventos, destacou a importância da ginástica laboral oferecida pela Compart. “É um momento de descontração, de interação com os colegas de diferentes setores. Considero uma atividade importante, já que muitas pessoas não têm costume de praticar atividades e, com isso, tem a oportunidade, mesmo que por pouco tempo, de alongar começar o dia mais disposto.”.

Cuidados com a alimentação

Uma alimentação regulada pode trazer diversos benefícios como, por exemplo, trazer mais disposição. É importante ter cuidado também, com o preparo dos alimentos e pesquisar sobre restaurantes quando for comer fora. Opte por comidas leves e evite excessos, o estômago pesado pode agravar a fadiga e deixar o trabalho mais lento.

A união do trabalhador e empresa são a chave certa para que manter o bem-estar. Os funcionários da Compart demonstram satisfação com as medidas tomadas em prol de seu conforto na empresa e acreditam que o nosso sucesso no mercado está atrelado a forma com que lidamos com a nossa equipe interna.

Dr. Fernando Tardelli ministra palestra sobre doenças que acometem homens de meia idade

Dia 24/11 na Compart foi ministrada uma palestra, organizada em parceria com a Qualicorp, sobre a conscientização da saúde do homem em comemoração ao novembro azul. O Dr. Fernando Tardelli, médico urologista do Hospital LeForte, apresentou durante uma hora e meia dicas e cuidados que é preciso tomar ao longo da vida, principalmente para homens acima de 50 anos.

Dentre os assuntos abordados estão DSTs,acompanhamento médico, disfunção erétil, perda da libido, andropausa e o câncer de próstata. O Dr. apontou causas, tratamentos e recorrências de acordo com cada doença e explicou que a maioria delas tem cura, basta ser descoberta com antecedência, isso sempre facilita o tratamento. Doenças como o câncer de próstata são assintomáticas e tem caráter hereditário, na maioria das vezes elas tendem a aparecer de maneira tardia.

Em conversa com os colaboradores eles se mostraram satisfeitos com o conteúdo da palestra e ressaltaram a importância de empresas abordarem sobre o assunto buscando a difusão da informação, que é muito importante atualmente. Gustavo Ramos, 25 anos, Analista aqui na Compart afirmou que “o tema por si só, é muito importante seja para homens, mulheres, jovens ou adultos, mas para o nosso público acredito que tenha um significado ainda maior. De certo modo, vivemos no automático por causa do trânsito, trabalho, faculdade e família. As informações estão disponíveis, são apresentadas a todo momento, mas nem sempre damos a devida importância. Saber que o local onde trabalhamos conta com uma diversidade de idades, se preocupa e disponibiliza de forma dinâmica e leve assuntos como esse traz uma motivação a mais e nos dá a certeza de que além do trabalho executado, as pessoas são valorizadas.”

A campanha Novembro Azul visa promover a conscientização para o câncer de próstata. São feitas diversas ações no país para arrecadar fundos e também propagar a informação dos riscos acerca da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016, era estimada uma ocorrência de mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A taxa de mortalidade por câncer de próstata é de 25% e segundo a Sociedade Brasileira de Urologia é devido a descoberta tardia do quadro.

 

Black Friday: cuidados e acertos

O Black Friday é uma campanha de marketing sazonal internacional que nasceu nos Estados Unidos e acontece na sexta-feira seguinte a Ação de Graças. No Brasil, ele chegou em 2010.

As campanhas geram grande visibilidade e empresas de diversos ramos e portes buscam uma oportunidade de faturar em grande escala nessa época do ano, mas é preciso ter alguns cuidados para que esse sonho não vire pesadelo.

É importante estar atento ao estoque dos produtos em promoção para atender a demanda que virá, já que a ruptura precoce gera risco uma sensação negativa ao cliente. É importante analisar com antecedência todas as possibilidades e pesquisar qual será a real compensação por trás da participação na campanha. Não se esqueça de estudar o seu shopper, oferecer treinamentos direcionados a equipe de vendas, avaliar a necessidade de aumentar o número de promotores nos PDVs, verificar o estoque dos produtos em promoção para conseguir atender elevada deste dia.

A Compart em conjunto com a B.blend organizou, com dois meses de antecedência, uma campanha para Black Friday que conta com a contratação de 18 promotoras para os PDVs, treinamento especializado e mensagens motivacionais. A preparação antecipada é importante, já que os produtos da B.blend ganham ainda mais atenção quando há uma experiência sensorial, o que diferencia a venda online.

Cuidado com a Black Fraude, empresas ficam cada vez mais marcadas por oferecerem descontos invisíveis e tentar ludibriar os clientes. Acontece muito de preços subirem substancialmente antes da Black Friday e voltarem ao preço original com “cara” de desconto. Depois de tantas fraudes os clientes passaram a fazer pesquisas de preços em cima dos produtos que esperam adquirir através da campanha para não serem “passados para trás” por empresas de grande porte que são conhecidas por darem esse golpe. Há, atualmente, sites que facilitam esse monitoramento.

A Black Friday moveu 1,9 bilhões de reais em 2016, 5% a mais que em 2015. Uma pesquisa feita pela Google constatou que, em 2017, a movimentação será de 2,2 bilhões de reais em vendas online. Quanto a análise de vendas anteriores, a pesquisa constatou que 71% de brasileiros já compraram com os descontos oferecidos pela campanha e este ano 68% pretendem aproveitar. Quanto ao tráfego online é esperado que o número de usuários entre a sexta, à noite, dia 24 e o sábado, de manhã, no dia 25, seja de quatro a cinco vezes maior que o usual, revelou uma pesquisa feita pela Trustvox.

Para garantir o incremento de sell out a Compart busca reunir com as empresas com antecedência, em média dois meses antes, para o planejamento das ações visando um atendimento personalizado e um cuidado na preparação das campanhas de acordo com a necessidade de cada cliente. Para o PDV é importante investir em treinamento para os promotores, além de escolher o perfil certo para cada ação. A junção da expertise da Compart em vendas e merchandising aos excelentes produtos dos seus clientes gera retornos positivos.

Colaboradores satisfeitos é o segredo para o sucesso de uma empresa

O laço profissional que o trabalhador cria dentro da empresa é muito importante e a maneira com que esse laço irá crescer depende da experiência dele dentro do ambiente profissional já que há um vínculo além de empregatício, mas também afetivo, emocional e psicológico.

A qualidade de vida no ambiente de trabalho gera melhores comportamentos, resultados, otimismo, pró atividade e muito mais. Por isso, é necessário apostar todas as “fichas” no engajamento de pessoas e não esquecer que a saúde da empresa começa com a felicidade dos colaboradores.

A Compart une ações do endomarketing com uma gestão cuidadosa e eficiente de RH para garantir o bem-estar de seus funcionários utilizando de métodos como, oferta de cursos com temas distintos como a criação da Universidade Compart, parcerias com faculdades da cidade de São Paulo, ambiente acolhedor com atividades comemorativas e campanhas visando a harmonia entre os setores.

Temos o cuidado com a saúde de nossos colaboradores oferecendo, frequentemente, oficinas e palestras. Visando reforçar a nossa preocupação com o bem-estar, no dia 24 de novembro, nós ofereceremos uma palestra sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. Em outubro, uma palestra foi ministrada para a campanha Outubro Rosa de prevenção contra o câncer de mama.

O plano de carreira, hoje completamente implantado, iniciou seu primeiro passo, em 2014, com o nivelamento de salários. Foi importante para aliar os colaboradores aos interesses da Compart e deixá-los mais satisfeitos tendo um panorama do seu futuro na empresa, além da trajetória que ele tem a sua disposição para traçar e alcançar seus objetivos e cargos na Compart.

A melhor propaganda sempre será o boca a boca. Quando uma empresa garante um colaborador satisfeito, ela também tem um cliente satisfeito. O resultado é colaboradores orgulhosos de fazerem parte de uma equipe harmoniosa e de sucesso.

Garantindo o sell out: a importancia de mensurar resultados

Uma das funcionalidades que podemos ter a partir do Comptrade são os Indicadores de desempenho. Os indicadores ou KPI são métricas que permitirão que a indústria criar estratégias, atuar com planejamento, performance em campo, analisar tendências, trabalhar a melhoria contínua, focar na produtividade e tomar de decisões. Esses indicadores são, normalmente, voltados ao trabalho do promotor e de que maneira ele surte efeito no sell out.

Na Compart atuamos com mais frequência em três indicadores, além do promotor, o share of space (o espaço na gôndola), o planograma e aplicação de material promocional. Quanto ao trabalho do promotor, o nosso indicador pode ser a coleta de pesquisas, visitação, precificação e seguir o planograma. A performance individual e do projeto são complementares para o resultado final.

A indústria está atrelada ao sell out, ou seja, o retorno financeiro, mas nem sempre esse retorno pode ser controlado por todos os indicadores, fatores externos podem influenciar a favor ou contra. Se o promotor, por exemplo, consegue executar seu trabalho, mas o ambiente não for propício, nenhum esforço irá resolver e se ao chegar em campo ele encontrar dificuldades de conseguir espaço na gondola, será outra adversidade que não é possível prever.

Muitos relatórios ficam prontos algum tempo depois de feita a coleta em campo, por isso é necessário acompanhar o trabalho de perto junto as métricas, para se antecipar caso o sell out não seja efetivo, mesmo quando as estratégias são executadas de maneira correta. Com os indicadores, a Compart consegue dizer se o erro está na execução ou no planejamento.

É possível utilizar outras formas de mensurar, que não só pelo sell out. Alguns clientes preferem fazer pelo ROI – Retorno Sobre Investimento, que opta pela venda baseada nos investimentos/custos. Todo indicador deve ser feito baseado na necessidade do cliente, a Compart atende diversos segmentos e é importante ter flexibilidade para adaptar a realidade de cada um.

O Comptrade e a expertise da Compart são aliados na hora de garantir o sell out a partir da utilização dos KPI’s que são ferramentas importantes para garantir o sucesso nas vendas, acompanhar as necessidades nos PDVs e observar qual a maneira mais efetiva de trabalho e mensuração de cada loja.

Comptrade

A tecnologia no ponto de venda é imprescindível para otimização do trabalho e personalização do cliente. Pensando nisso, a Compart, criou o aplicativo Comptrade, que auxilia o promotor no campo de trabalho e facilita a interação com a indústria. É uma ferramenta completa e eficiente que coleta e gerencia de equipes no PDV. Permite customização do processo e apoiado por uma equipe de analistas capacitada, direciona o sistema de acordo com as melhores práticas do mercado e características do cliente, transformando dados em informações estratégicas para a tomada de decisões.

Segundo o gerente geral, Rafael Costa, “nós acompanhamos a evolução da tecnologia para chegar ao Comptrade. Antes de nós darmos nome a ferramenta, já tínhamos um sistema em que os promotores enviavam SMS com um determinado código e assim verificávamos coletas de preços ou de ruptura de produtos em loja. A necessidade de monitorar o trabalho em campo mesmo com supervisor e de coletar informações sempre existiu. O sistema atua facilitador desse monitoramento, coleta de informações e mensuração de resultado.”.

O celular que é fornecido pela Compart e configurado para facilitar o uso pelo promotor funciona off-line, contribuindo para evitar falhas no processo, tem interface simples e tem o padrão de aplicativos comuns como, o facebook.  O TI fornece um treinamento intensivo com a instalação de todos os aparatos necessários para a execução do trabalho deixando o promotor pronto para o campo.

O nosso aplicativo é uma plataforma customizada, uma criação em conjunta com o cliente, definindo juntos os parâmetros necessários para melhor controle do sell in e sell out do produto. Além de acompanhamento dos KPI’s solicitados pelo cliente, outras funcionalidades auxiliam no acompanhamento da rotina do promotor como o monitoramento de check in e check out no ponto de venda, coleta de imagens para verificação de planograma, pesquisas direcionadas e uma área especifica para o supervisor avaliar performance tanto do promotor como da loja.

O Comptrade trona-se uma ferramenta fundamental para o bom funcionamento do trade marketing. A coleta de informações nos permite criar um relatório dos pontos de venda personalizado para o cliente, atendendo suas necessidades, além de permitir a customização e criação conjunta proporcionando uma melhor visualização de informações. A otimização, customização e expertise em trade é o que faz do nosso sistema, Comptrade, um aliado no sell in e sell out da indústria.